sexta-feira, 1 de julho de 2016

Amparo não estará mais só: Criado o 1º Sindicato

2ª reunião com os servidores públicos municipais na Câmara Municipal de Amparo
Amparo não estará mais só: Criado o 1º Sindicato dos Servidores Públicos Municipais pelo SINTESP/FETASP no Cariri
A “caravana, o sindicato está chegando” fundou informalmente na última quarta feira (29/06/16), pela manhã no plenário da Câmara Municipal de Amparo, após reunião dia anterior com servidores públicos local, o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Amparo. A informação foi prestada pelo coordenador da caravana sindicalista, no cariri paraibano, o professor Jaêmio Carneiro, que ressaltou: O servidor público de Amparo não estará mais só para enfrentar a politica trabalhista, não só local, mais, principalmente para que poderá ser implantada a partir da aprovação do PL Nª 257/2016, que ora tramita no Congresso Nacional e outras medidas cogitadas pela equipe de governo.

Construindo o sindicato:
A reunião que estabeleceu futuro Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Amparo, que nascerá já praticamente com a carta sindical, contou com a participação de diversos servidores públicos municipais, além da representação do Poder Legislativo, responsável pela fiscalização no município, através de dois vereadores. O 2º encontro foi presidido pelo professor Carneiro, que após uma explanação sobre a politica trabalhista no Brasil, passou para os esclarecimentos sobre a reunião anterior e abriu o tempo para eleição da diretoria por solicitação dos presentes, para um mandato de 3 anos. No entanto para ser submetida, assim como, o estatuto de fundação, a assembleia geral.

Direção eleita para mandato de 3 anos :
Para ser submetida a aprovação pela Assembleia Geral, a articulação em votação aclamativa elegeu a seguinte direção: presidente - Darloza Braga; vice - Luciano Araújo; secretária geral - José Pereira; 1ª secretaria - Joseílma Ferreira; tesoureira - Jocelma Anselmo; adjunto de tesouraria - Daniela Geiza. E para o Conselho Fiscal: Aldilene Rodrigues; Fabricia Amizael e Suênia Patricio, ficando na suplência, Everalda Heronice.

Oficialização:
O processo de oficialização do sindicato terá inicio com a assembleia geral que acontecerá possivelmente na segunda quinzena de julho próximo objetivando a aprovação das indicações para direção eleita na reunião para fundação e do Estatuto Social, para publicação do Diário da União. O evento terá a presença do presidente da Federação dos Trabalhares em Serviços Públicos do Estado da Paraíba – FETASP e diretor da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB, o sindicalista Fernando Borges, que acontecerá possivelmente na segunda quinzena de julho próximo.
Segundo o professor Carneiro, a caravana fez diversas reuniões e contatos nos municípios de Amparo, Ouro Velho, Prata, São José dos Cordeiros e Sumé e que outros sindicatos municipais serão anunciados em breve.

Arrocho salarial e aumento significativo de trabalho
Presidente da FETSP, Fernando Borges: O Projeto de Lei Nº 257/2016, condiciona a negociação das dividas do Estado, e ou o Município, a se comprometem a suspender o concurso publico (não haverá mais contratação), diminuir a folha de pessoal na base de 10,0%, terá que criar um plano de demissões voluntarias e ainda ficará 2 anos sem reajustar os salários dos trabalhadores”.
Deverá também ser apresentada, uma nova lei de responsabilidade fiscal; reforma da previdência; o monitoramento contínuo das contas; e a elevação das alíquotas de contribuição previdenciária dos servidores, a instituição de regime de previdência complementar (previdência privada). Assessoria de Comunicação da FETASP


Nenhum comentário:

Postar um comentário