quarta-feira, 4 de maio de 2016

CONDE: CAPITAL ARTISTICA E CULTURAL DA PARAÍBA:

CONDE: CAPITAL ARTISTICA E CULTURAL DA PARAÍBA:
O 4º Encontro pró 1ºFestival Estudantil de Arte e Cultura contou com a participação de oito Municípios, e de quatro apresentações artísticas culturais  

O Município do Conde foi neste último domingo, a capital da arte e da cultura do Estado da Paraíba, na qualidade de anfitriã da 4ª reunião oficial em pró a fundação do Fórum Permanente de Entidades Artísticas Culturais (entidade guarda chuva), que promoverá em outubro o 1º Festival Estudantil e o 1º Congresso de Arte Cultura e Educação da Paraíba, articulação esta, que teve inicio no Município de Cabedelo. O evento contou com a participação de oito municípios paraibanos e a confirmação da participação de mais quatro outros totalizando doze, até o presente momento.   
O evento, que teve início as 10h00 e o termino as 12h30 com na abertura com a apresentação do Grupo de Capoeira Local e do Grupo Artístico Cultural Jacoca que apresentou-se com três belíssimas apresentações distintas, inclusive, com uma das suas atrações principais o seu bom conjunto musical.
 Após as apresentações foi formada a mesa e dado inicio aos debates que resultara nas eleições dos representantes locais na articulação. Por fim uma gotosíssima feijoada cultural foi servida aos presentes. A mesa oficial dos trabalhos, que foi dirigida pelo professor Jaêmio Carneiro representando a articulação, contou com a participação da prefeita, Tatiana Lundgren,; do secretario de cultura do Município do Conde, Magno Ribeiro; Josicleide Santos e Marcia Cristina na qualidade de anfitriões, além de dos representantes dos municípios natos da articulação (Santa Rita / Carlinhos; Bayeux / Izac Silva); Cabedelo / Damião), e dos membros da Comissão de articulação / Antônio Tourinho e Carlos Kalé. Também participaram da mesa como representantes de entidades parceiras: o suplente de Senador Tavinho Santos da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público da Paraíba - FETASP, e da e a fisioterapeuta Darloza Braga secretaria geral da Federação das Entidades Não Governamentais da Paraíba FENGAES, entre outros.
Antes do inicio dos debates e da eleição dos membros do colegiado, quatro grupos artísticos culturais apresentara-se na Arena Gol encantando mais 50 pessoas que se encontrava no recinto.
A assembleia geral teve inicio com as boas vindas pela prefeita do município, e após a explanação do projeto pelo professor Carneiro foi facultado, sendo usada pelo secretario de cultura, o representante da FETASP, seguido pelo demais.
Encerradas as falações foi conduzida a eleição para os 2 representantes do Município do Conde no Colegiado do Fórum Permanente de Entidades Artística Cultural da Paraíba – FOPEAC, sendo leitos o Marcio Ribeiro pela organizações não governamentais e representando as não governamentais, Alexandre Moura do grupo artístico cultural, Jacoca.
O FOPEAC, que será responsável pela a realização do 1º Festival Estudantil de Arte e Cultura da Paraíba, assim como, do 1º Congresso de Arte Cultura e Educação da Paraíba teve o seu estatuto social aprovado e a articulação pretende legaliza-la na próxima reunião que deverá acontecer num dos três municípios indicados pela plenária, a critério da articulação (Santa Rita, Guarabira e Lucena).
Participaram da reunião, os Municípios de João Pessoa, Conde, Santa Rita, Bayeux, Cabedelo, Lucena, Sumé e Queimadas. Ainda foram confirmados, Guarabira, Souza, Espirito Santo e Sapé. Contatos estarão sendo mantidos com os Municípios de Monteiro, Cajazeiras, Solânea, e ou, Bananeiras.
Fonte: Equipe Digital do BCV.


Nenhum comentário:

Postar um comentário