terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Justiça condena cinco vereadores à prisão por cobrança de propinas

       “Que pena que ainda não foi em Cabedelo, mas, já serve de exemplo e revigora a fé de que ainda existem homens de bem”. Assim expressou-se, a fisioterapeuta Darloza Braga, coordenado do Movimento SOS Mulher e da Rede de ONGs SOS, ao se referir a condenação pelos crimes de corrupção passiva, advocacia administrativa, tráfico de influência, corrupção ativa e organização criminosa, de cinco vereadores de São Joaquim de Bicas município da região Metropolitana de Belo Horizonte.
       De acordo com a denúncia feita pelo Ministério Público de Minas Gerais, o esquema funcionava mediante a cobrança de propina de empresários que desejavam ter projetos aprovados no município e que dependiam de votação na Câmara Municipal. Os vereadores procuravam o empresário interessado - dos setores imobiliários, indústria metalúrgica e de plástico-, e informavam que determinado projeto só seria aprovado mediante pagamento de suborno. 
       Os cinco vereadores que foram condenados à prisão pela Justiça por envolvimento em um esquema de cobrança de propinas são: Carlos Alberto Braga Fonseca (PSB) foi condenado a 18 anos e cinco meses; Marcos Aender dos Reis (PT) teve condenação de 27 anos de reclusão. Já Tarcísio Alves de Resende (PMDB) recebeu pena de 15 anos e dois meses e Cristiano Silva de Carvalho (PMDB) de 6 anos e dois meses. Sem partido, Enilton César da Silva foi condenado a 10 anos de reclusão. A decisão ainda cabe recurso. 
Após ida a Policia Federal e A Câmara Municipal, o MDC, deverá ir ao Ministério Público para punir vereadores envolvidos no áudio da corrupção
         Um mês após protocolar junto a Policia Federal, petição solicitando a abertura de Inquérito Penal Público Incondicionado para apurar e punir vereadores envolvidos no áudio da corrupção, e apenas uma semana após requerer a instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara Municipal com os mesmos objetivos, o Movimento em Defesa de Cabedelo se reunirá nesta quarta feira (20/01/15), as 11h00 em Intermares, para aprovar a petição que será protocolada possivelmente neste fim de semana junto ao Ministério Público encerrando assim, as ações judiciais destinadas a compor a 2ª Onda contra a corrupção que deverá dá continuidade até 17 de fevereiros com manifestações populares, a exemplo da marcha da justiça que percorrera os bairros do município e os locais de aglomerados distribuindo a segunda edição extra do Cabedelo e a Verdade.
           A reunião que aprovara a ultima medida judicial da 2ª onda contra a corrupção, ou seja, mais uma representação judicial, desta vez junto ao Ministério Público, assim como a edição extra do Cabedelo e a Verdade, bem como, a sua distribuição via a marcha da justiça, está programada para as 11h00 no local de sempre em Intermares.

   Fonte: Equipe Digital do BCV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário