segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Cabedelo: Movimentos Populares e Sociais realizam o maior evento da historia com a presença de 56 entidades não governamentais. E BR 230 é novamente fechada no contorno da morte em protesto ao descaso do DNIT.



Foi um dia histórico para os movimentos populares e socais do Município de Cabedelo, uma demonstração de união, força e solidariedade expressada desde a construção do hexa evento como vinha sendo chamado pela mídia digital a sua realização, que além dos debates sobre os problemas locais, articulações políticas dos segmentos presentes, a aprovação de documentos, ainda contou com sorteios de brindes, feijoada, churrasco e musica ao vivo. E quando todos pensavam que haviam alcançado ápice do momento, a comunidade de Camboinha e os estudantes do IFPB voltam a fechar a BR 230 em protesto velado contra o descaso do DNIT que já vitimou 15 pessoas, fatos lastimáveis estes que levou a aos moradores locais denominarem o Km 3,5 da Transamazônica de “contorno da morte”.  




O Hexa Evento começou com um atraso de cerca de uma hora e teve a mesas composta pelo professor Jaemio Carneiro que conduziu a abertura oficial, que contou com a presença dos representantes das cinco articulações que organizaram o evento e as Federações dos Trabalhadores no serviço Público do Estado da Paraíba - FETASP, o seu presidente Fernando Borges que fez um brilhante pronunciamento e do presidente da Federação das Entidades Não Governamentais da Paraíba – FENGAES, Marcelo Lima, além do representante da Agenda 21 Local Wellington Brito.

O hexa evento teve inicio com o seu primeiro evento, a Agenda 21, a qual teve a apresentação do economista e diretor da Agência de Desenvolvimento Sustentável da Paraíba, Saulo Xavier e a presença dos representantes do Governo Estadual, Wellington Brito, a pós a apresentação foram escolhidos os representantes titulares da coordenação municipal dos Movimentos Comunitário, Sindical e Popular que ficaram assim representados: (Moises de Oliveira/Associação Comunitária de Camalaú, Ricardo Tabosa/intersindical, Manuel Fernandes Fernandes/Ocupa Cabedelo).
O segundo evento teve inicio com a junção das duas mesas redondas programadas e contaram com a mini conferencia do ex-comandante da Policia Militar da Paraíba, na qualidade de consultor do Fórum de Segurança Pública. Além do cel. Carvalho participaram das mesas temáticas, o presidente da Frente Parlamentar de Políticas Publica para Juventude, o deputado Jutay Meneses, o qual recebeu das mãos do jovem kassio Ferreira documento aprovado pela articulação Juventude Presente solicitando uma Audiência Publica do Poder Legislativo do Estado da Paraíba. Também esteve presente, o vereador Junior da Tele, e Wellitong Brito, a mesa foi dirigida pelo coordenador do Movimento Nacional de Luta por Moradia, Agnaldo Silva.
O terceiro evento aconteceu como esperado com a presença de coordenadores do movimento no Estado da Paraíba. Após o debate sobre o movimento e a provação da Carta de Cabedelo ao Governo do Estado da Paraíba, a coordenação estadual escolheu a coordenação municipal que terá um mandato de 2 anos.
Já a articulação Juventude Presente apresentou aos seus membros o projeto da 1ª Bicicleta Metropolitana: Pedalando por Ciclovias, Ciclofaixas, Ciclorotas e Bicicletários que será realizada no dia 09 de março proposta pelo Núcleo da Juventude da Rede de ONGs SOS Cabedelo – NJ/REDE.

O destaque do evento ficou para a Carta de Cabedelo elaborada pela a articulação da Rede Mulher que contou com a participação de representantes dos Municípios de Cabedelo, João Pessoa, Lucena e Bayeux.  Alem da carta  que será divulgada amanhã (21/ 01) foi formada uma comissão para visitar a Frente Parlamentar da Mulher da Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba e os Movimentos  de Março e o Coletivo Cunhã objetivando a realização de um Fórum Metropolitano da Mulher.
Ao fim dos eventos aconteceu o sorteio de brindes e logo após, foi servido uma feijoada, churrasco, vinho, cerveja e aguardente e tudo acompanhado de musica ao vivo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário