sexta-feira, 25 de outubro de 2013

IBOPE: MESMO “SEM SER” CANDIDATA MARINA É A QUE MAIS CRESCE, E A QUE TEM MENOR REJEIÇÃO. MAS, AINDA ASSIM, DILMA GANHARIA NO PRIMEIRO TURNO.



A nova pesquisa publicada esta manhã pelo G1 globo, revelou o que já era esperado por alguns analistas políticos. A intenção de voto de Marina não foi transferida para Eduardo Campos, que sobe de 4% para 10%, uma transferência significativa é verdade, mas, não como esperado, mesmo com staff do partido e a própria Marina trabalhando a candidatura do Governador de Pernambucano.

Já Dilma, também, se beneficia da saída de Marina e num confronto com Aécio Neves sai de 39% na última pesquisa para 40% na atual, mas, quando o candidato dos tucanos é trocado por José Serra, sai de 37% para 40% crescendo assim 3%.

Agora a performance da candidata Marina Silva realmente foi de fato gigantesca, mesmo após ter anunciado seu apoio a candidatura do Governador de Pernambuco e toda a teia da REDE ter se voltado para a candidatura de Eduardo Campos, ela voltou a subir e pulou de 16% na última pesquisa para 21% nesta publicada hoje (26/10). No cenário em que se apresenta como candidata a Presidência da Republica, Marina é a que mais cresce com 5% e é exatamente neste cenário onde Dilma menos cresce com apenas 1,%.

Outro fato que chama a atenção na pesquisa do IBOPE é sem duvida o quesito rejeição. Entre os entrevistados, José Serra (47%), ocupa o primeiro lugar no ranking, seguido por Aécio Neves (40%), Eduardo Campos (39%), Dilma Rousseff (38%) e em última colocação, mas, titulo de primeira, Marina Silva (31%).

Porém o fato que chamou mais atenção foi que, em todos os cenários, a candidata a reeleição Dilma ganharia com mais de 50 dos votos válidos. Em fim o que se pode ler nas entrelinhas desta pesquisa é que se estavam apostando que o mensalão, as manifestações e suas respectivas pautas de reivindicações, desestabilizaria a candidatura de Dilma, parece que não esta mais fazendo efeito, já que, nas duas últimas pesquisa vem recuperando o terreno, e tudo isto, sem levar em consideração, que ainda não foi aplicado o plebiscito para a reforma política e torneiras do pré sal ainda não foram abertas para a educação e saúde.   

Se o andar da carruagem continuar o mesmo e na próxima pesquisa, a tendência não mudar, mesmo com uma maior dedicação de Marina a candidatura de Eduardo Campos e mais tempo, e mesmo assim, os números continuarem apontar para ex senadora. E as oposições, de fato quiserem conquistar o poder, ou seja, derrubar o “projeto PT 20 anos”, mas, para isto, terão antes, que quebrarem algumas “arestas ideológicas” deverá olhar Marina com outros olhos, que não sejam, os olhos de Narciso.


NOTA DA REDAÇÃO
A pesquisa mencionada acima foi realiza pelo o Ibope. O instituto ouviu 2.002 eleitores entre as últimas quinta (17) e quarta (23) em 143 municípios. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário