domingo, 15 de setembro de 2013

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO



                
Os candidatos a conselheiros da 1ª região
 ORÇAMENTO PARTICIPATIVO é coisa de conquistar e não de choramingar. Parabéns a articulação que possibilitou a conquista de uma cadeira de conselheiro para o município de Cabedelo.
(Equipe Digital – Blog Cabedelo e a Verdade)




Foi uma festa de democracia a onde a eleição dos conselheiros estaduais da 1ª Região do Conselho Estadual do Orçamento Participativo era a atração principal. Isto sem tirar o brilho é obvio do grupo de dança de anciões que fizeram uma linda apresentação de danças populares a exemplo do coco de roda.
O fato é que a participação foi massiva, diversas delegações dos municípios que compõem a 1º Região (João Pessoa, Cabedelo, Lucena, Bayeux e Santa Rita) superlotaram o Ginásio da Escola Daura Santiago Rangel, no Bairro Jose Américo. E antes do encerramento das inscrições para aquele que desejasse se candidatar a conselheiro, já era milhares os eleitores, que para ter o direito de votar e ser votado não poderia ter menos de 16 anos, possibilitando o alcance máximo de 12 cadeiras de conselheiros e o Record de 45 candidatos as doze vagas.
 A capital não só por ter uma população bem mais numerosa, mais, também por ser a sede do evento trouxe a maior delegação com centenas de participantes e no processo de escolha elegeu 5 delegados. Santa Rita foi o segundo município em numero de participantes e elegeu 4  conselheiro. Já os Municípios de Bayeux, Lucena e Cabedelo, conseguiram eleger 1 conselheiro cada.
A verdade é que a participação de Cabedelo foi de fundamental importância para o momento histórico, foi um chamado a ardem. Precisava sim, de que pelo menos uma daquelas 12 cadeiras de conselheiro da 1ª região fosse ocupada por alguém que venha defender os interesses de Cabedelo. É não “choramingar” isto é coisa de Ricardo, não vou participar...
Está errado companheiro. Isto é coisa de conquistar, ou seja, é um instrumento que nos permite democratizar o poder e se você não o utiliza você não vai conquistar. E o pior nem mesmo como mais um instrumento pedagógico. Você ficará passivo diante do momento histórico, e se resumirá, apenas a choramingar...
Se observarmos a publicação oficial do Orçamento Participativo da Paraíba veremos algumas recursos e obras que estão em andamento na 1ª região vejamos: No Município do Conde está em andamento o Binário do Conde/Alça de Jacumã, isto sem falar de investimento de 33 milhões para esgotamento sanitário. No Município de Bayeux, o Binário e a Escola Técnica. Já em João Pessoa são vários, mas, o destaque está para a duplicação da Avenida Cruz das Armas, até mesmo, Vazea Nova distrito de Santa Rita apresenta investimentos, e não são poucos, nem desnecessários, ou seja, mais de 26 milhões em esgotamento sanitário.
E em Cabedelo, nobre companheiro, quais são os investimentos?  E a gora vai choramingar?   
Não companheiro. Não importa se você é Cássio, Maranhão, Veneziano, ou Ricardo Coutinho, a sociedade civil organizada tem a obrigação de avançar de utilizar-se de todo e qualquer instrumento que permita a democratização do poder a conquistar e não choramingar.
Assim, parabéns a articulação que possibilitou esta conquista (Manuel, Moíses, Stefenen, Françe,Cabeça, Epitácio, Claudio, professor Carneiro e tantos outros), principalmente por saber que foi um esforço da sociedade civil organizada, que mesmos diante das dificuldades conseguiu levar uma delegação de quase 100 pessoas, o que permitiu correlação de forças para compor com chapa e garantir a eleição de France para conselheira, e ainda, 86 sufrágio para Moisés que chegou a balançar as redes, mas, ainda, pelo lado de fora. Parabéns para todos, pois, orçamento participativo é coisa de conquistar e não de choramingar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário